Investimentos em renda fixa passam por classificação

Os fundos de investimentos em renda fixa tem sido ainda nos últimos anos o tipo de investimento apesar da baixa rentabilidade, o mais seguro pela maioria dos investidores. Recentemente, a agencia multinacional americana Morningstar de classificação dos principais fundos de investimentos do país, realizou um rating avaliando três fatores essenciais para as notas atribuídas.

De acordo com com a Morningstar, as notas atribuídas variam na quantidade de estrelas para cada tipo de investimento, sendo colocado em evidencia: taxas a serem cobradas na administração (impostos, custos de operação) ao cliente, taxa de risco avaliado frente ao retorno performance do fundo, ou seja, Risco x Benefício e volatilidade. Para que ocorra a avaliação de um desses fundos é necessário um período mínimo de 36 meses de histórico com um track record de cinco a dez anos.

A lista é essencial para os investidores iniciantes como alternativa aos investimentos com maior risco no mercado, como é o caso da bolsa de valores e outros fundos de ações e contratos do mercado de renda variável. Os investimentos na bolsa hoje exige uma maior atenção aos indicadores do mercado quanto a resultados gráficos, conhecimentos mais avançados de operações e análise gráfica para os investidores que desejam operar seguindo a tendência do mercado. Isso nem sempre pode ser alcançado por todos, levando em conta o quesito tempo, disponibilidade e prática com as ferramentas necessárias de operação.

Estamos disponibilizando a tabela com os 349 fundos existentes e ativos que passaram pelo levantamento, sendo colocado na avaliação máxima entre os diferentes bancos o BTG Pactual acumulando o maior número de notas máximas.

A tabela está disponível nos itens: classificação do fundo com ranking em estrelas, tipo de fundo, valor mínimo para inserção ao fundo, taxa de administração, tempo para resgate, rendimento contabilizado no mês, no ano e nos últimos 12 meses.

A relação se baseia nos resultados apresentados por cada tipo de fundo e amplia melhor entendimento quanto a qual deve ser escolhido, levando em conta o perfil de cada investidor. Confira:

tabela

Principal ,