O que são GAPS e como identificar?

Os Gaps são entendidos como uma faixa de preço que fica sem negociação marcando um espaço vazio no gráfico podendo ser para cima ou para baixo dependendo da estimativa dos investidores para essa ação.

Gap de baixa

Vamos pegar por exemplo a ação preferencial OGXP3 (OGX Petróleo).No dia 26/06/2012 a empresa fechou cotada a 8,37 e abriu o dia seguinte em 6,25 batendo uma mínima de 5,91. A empresa sofreu um GAP de baixa que desvalorizou seus papéis em 29% de um dia para o outro de acordo com o gráfico. No gráfico diário, veja o que representou esse resultado.

Para podermos determinar o tamnaho do GAP devemos pegar a mínima do candle que antecede o GAP junto da máxima do candle posterior. Isso mostra que os investidores não tinham nenhuma expectativa com a empresa após a informação divulgada sobre os poços (OGX26 e 68) em Tubarão Azul.

A empresa havia prometido em nota divulgada no mês de maio que a taxa de fluxo dos poços seriam de 8,5 mil barris de petróleo por dia, sendo que após
isso a empresa justificou que a operação de um dos poços afetaria a produtividade do outro e isso reduziria para 5 mil barris.

Para contornar a situação a empresa informa que estará programando a abertura de um novo poço um terceiro ainda para o fim deste ano. Para quem estava comprado o melhor a se fazer é aguardar o fechamento do GAP que ocorre quando o preço atinge a mínima do candle anterior a queda posicionando um stop na margem de preço do GAP.

Nesse caso o GAP funciona como ponto de resistência enquanto não há o fechamento acima do mesmo.

Gap de alta

O GAP de alta é o inverso do gap de baixa. O mercado mostra uma espaço aberto entre a máxima de um candle e a mínima de um candle posterior. Aqui nesse caso os investidores possuem expectativa com a ação e sinalizam maior volume de compra de papéis levando o preço a subir mais que antes. A região onde forma nosso candle após o GAP vira nossa região de suporte agora e nosso stop fica posicionado na máxima do candle anterior ao
GAP.

Da forma em que são mostrados os pontos de negociação de uma ação com os GAPS, podemos determinar conforme nosso objetivo se a longo prazo ou curto prazo nosso ponto de partida ou de saída e impedir maior prejuízo a nosso investimento.

Principal , , ,